12 outubro, 2010

Dispositivos de Entrada

Os dispositivos de entrada são os responsáveis para enviar a informação para o computador. O utilizador pode controlar ou mesmo interagir com a execução de aplicações multimédia.

Exemplos de dispositivos de entrada:

Teclado: O teclado é utilizado pela pessoa para a entrada manual no sistema de dados e comandos para o computador. As teclas são ligadas a um chip dentro do teclado, que identifica a tecla pressionada e envia as informações para o PC. Há muitos tipos de teclados com muitas ou poucas funções e com teclas multimédia, possibilitando o acesso mais acessível às aplicações.


Rato: O rato é um dispositivo de entrada que historicamente se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato possibilita deslocar um ponteiro no ecrã e realizar ordens para o computador. O rato disponibiliza, normalmente, quatro tipos de operações: o movimento, click, duplo click e drag and drop (arrastar e largar).


Touchpads: Os touchpads são utilizados em computadores portáteis para substituir os ratos. Actualmente os touchpads têm quase as mesmas funções que os ratos normais.

Joysticks: Este dispositivo é usado essencialmente para jogos. A maioria dos joysticks são bidimensionais, tendo dois tipos de movimento que podem assumir uma vasta variedade de formas e funcionalidades. No entanto, podem ser usados para controlar uma aplicação informática.

Trackballs: Os trackballs são dispositivos que substituem os ratos e que permitem economizar espaço.

Scanner: O scanner serve para digitalizar desenhos, fotos e textos para o computador. O scanner pode ser de dois tipos: scanner de mão, o qual é parecido com um rato bem grande e que devemos passar por cima do desenho/texto a ser transferido para o computador ou o scanner de mesa, onde devemos colocar o papel e baixar a tampa para que o desenho seja então transferido para o computador.


Câmaras digitais: As câmaras digitais, fotográficas ou de vídeo, são dispositivos que captam imagens do exterior, através de uma objectiva, à semelhança das câmaras tradicionais.
Estas imagens podem ser visualizadas imediatamente no monitor da própria câmara, podendo ser apagadas caso o resultado não tenha sido satisfatório. Também podem ser transferidas para o computador, por um cabo ou cartão de memória.


Microfones: Os microfones são dispositivos que quando ligados a uma placa de som de um computador, permitem capturar sons do meio ambiente. Os microfones têm vários modelos, o que dá uma larga margem de manobra a quem os quer adquirir.


 Fonte(s):
FONSECA, Dalila; PACHECO, Deolinda; MARQUES, Fernando; SOARES, Ricardo - Aplicações informáticas B, 11º ano, Porto Editora, 2006.
Imagens:

0 comentários:

Postar um comentário