10 outubro, 2010

Tipos de produtos multimédia

Os tipos de produtos multimédia podem ser:

Baseados em páginas

Os tipos de produtos multimédia baseados em páginas são desenvolvidos segundo um sistema organizacional do tipo espacial. Esta é uma organização idêntica à utilizada nos media tradicionais em suporte de papel como revistas, livros e jornais. Um produto multimédia consiste num programa para produzir conteúdos (informação) multimédia.

Em alguns produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas. Neste tipo de produtos, as componentes interactiva e temporal podem estar presentes através da utilização de botões, ícones e scripts. Os scripts vão permitir a criação de pequenos programas para a execução de acções em determinadas situações como, por exemplo, a visualização de um vídeo ao fim de um determinado intervalo de tempo ou após ter sido pressionado.

Baseados no tempo

Os tipos de produtos baseados no tempo são desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo. Este é uma organização com uma lógica semelhante à usada na criação de um filme ou animação.

Durante o desenvolvimento deste tipo de produtos multimédia os conteúdos podem ser sincronizados, permitindo, desta forma, definir o instante em que dois ou mais deles estão perceptíveis.

A interactividade neste tipo de produtos e acrescentada através da utilização de scripts.

A componente da organização espacial é também, neste caso, utilizada durante a fase de desenvolvimento deste tipo de produtos.

Em ambos os tipos de produtos multimédia (baseados em páginas ou no tempo) as componentes espaço e tempo coexistem, distinguindo-se na estrutura organizacional utilizada como ponto de partida para a colocação de conteúdos.

Fonte(s):
FONSECA, Dalila; PACHECO, Deolinda; MARQUES, Fernando; SOARES, Ricardo - Aplicações informáticas B, 11º ano, Porto Editora, 2006.

0 comentários:

Postar um comentário