12 outubro, 2010
Tecnologias Multimédia
Representação Analógica
É um tipo de sinal contínuo que varia em função do tempo sem passar por qualquer descodificação complexa, pois as variáveis são observadas directamente. Na electrónica digital, a informação foi convertida para bits, enquanto na electrónica analógica a informação é tratada sem essa conversão.
Representação Digital
Um sinal Digital é um sinal com valores discretos, ou seja descontínuos, no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e o conjunto de valores que podem assumir é finito.
Amostragem
A amostragem é o método que permite a retenção de um conjunto finito de valores discretos dos sinais analógicos.
Como um sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contem um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.
Quantização
Depois de amostrado o sinal analógico, sob forma de amostras ou impulsos PAM, é preciso quantizar ou quantificar a imensidade de valores que a amplitude do sinal apresenta. O circuito electrónico que efectua esta conversão denomina-se por conversor analógico-digital.
Codificação
Os valores das amplitudes dos impulsos PAM, depois de quantizados, precisam de ser codificados para poderem ser apresentados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1.
Uma das formas de codificar o sinal é através da modulação PCM, utilizando um impulso de amplitude fixa, duração constante e valores lógicos 0 ou 1.
Fonte(s):
FONSECA, Dalila; PACHECO, Deolinda; MARQUES, Fernando; SOARES, Ricardo - Aplicações informáticas B, 11º ano, Porto Editora, 2006.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário