10 outubro, 2010

Modos de divulgação de conteúdos de multimédia

De acordo com o modo de divulgação os conteúdos multimédia podem-se classificar em online e offline.

Online

A divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes, tal como a World Wide Web.
Também a divulgação de conteúdos multimédia cujos dados estão armazenados em disco, pode ser considerada uma divulgação online.

Vantagens: Através da divulgação de conteúdos multimédia online a principal vantagem com que nos deparamos é a possibilidade de ser acessível a uma maior variedade de pessoas, pois basta à pessoa aceder a rede para ter ao seu dispor vários conteúdos multimédia.

Desvantagens: Normalmente os conteúdos multimédia são ficheiros muito “pesados” contendo centenas de MB. Isto dificulta ao utilizador ter acesso a eles via online, pois é mais difícil e demora mais tempo aceder a esses mesmos conteúdos multimédia.

Offline

A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de dispositivos de armazenamento. Neste caso, os dispositivos de armazenamento mais utilizados na divulgação de conteúdos multimédia são do tipo óptico, CD e DVD.

Vantagens: Para o utilizador é mais fácil ter acesso aos dispositivos que façam a divulgação dos conteúdos multimédia como os CDs e os DVDs e é também mais fácil de os utilizar desta forma visto que os CDs e DVDs têm uma maior capacidade de armazenamento sendo assim capazes de armazenar os conteúdos multimédia.

Desvantagens: A desvantagem neste tipo de divulgação de conteúdos é que o utilizador tem de transportar os dispositivos com ele o que os torna menos acessível. Enquanto que pela via online apenas tem de aceder à rede.

Fonte(s):
FONSECA, Dalila; PACHECO, Deolinda; MARQUES, Fernando; SOARES, Ricardo - Aplicações informáticas B, 11º ano, Porto Editora, 2006.

Imagens: 

0 comentários:

Postar um comentário