12 outubro, 2010

Dispositivos de Saída

Os dispositivos de saída são os responsáveis pela comunicação no sentido do computador para o utilizador. Ou seja, enviam a informação do computador para a pessoa que o está a utilizar.

Exemplos de dispositivos de saída:

Monitores: Os monitores são dispositivos que estabelecem o principal meio de comunicação entre o computador e o utilizador. A superfície do monitor sobre a qual se projecta a imagem é chamada tela ou ecrã. Estes apresentam diferentes características que os permitem distinguir, como as suas dimensões, resolução e frequência do varrimento.

Placas Gráficas: As placas gráficas são os dispositivos responsáveis pela interligação do monitor com o processador. É possível distinguir as placas gráficas entre si, de acordo com as suas características, tais como a quantidade de cores, a resolução e a capacidade de memória da placa. Normalmente possui memória própria.

Impressoras: As impressoras são dispositivos que possibilitam imprimir os resultados das operações de processamento do computador. Cada impressora tem um conjunto de características, associadas, que as distinguem umas das outras, como o número de páginas que imprime por minuto (ppm), a tecnologia de impressão e a resolução ou pontos por polegada (dpi).
 
Projectores de Vídeo: Os projectores de vídeo são dispositivos que permitem projectar para telas as imagens vindas dos computadores e outros equipamentos multimédia com possibilidade de estabelecer ligação com eles.

Altifalantes: Os altifalantes são ligados à placa de som do computador e permitem a reprodução de sons no formato analógico. Neste caso, a placa de som converte os sinais do formato digital para o formato analógico.

Auscultadores: Os auscultadores podem ser ligados ao computador e permitem a audição de sons de forma individual pelo utilizador. A finalidade é proporcionar uma audição privada, quando não se puder ouvir pelos altifalantes.




Fonte(s):
FONSECA, Dalila; PACHECO, Deolinda; MARQUES, Fernando; SOARES, Ricardo - Aplicações informáticas B, 11º ano, Porto Editora, 2006.
Imagens:

0 comentários:

Postar um comentário