14 dezembro, 2010

Projecto de Imagem - Friso Cronológico

Introdução

O trabalho seguinte consistia em realizar um trabalho de maior dimensão. O meu trabalho de grande dimensão consistiu em criar um friso cronológico sobre software que o objectivo era colocá-lo numa parede da escola.

Fiquei com a primeira década e meia a partir de 1980 e o João, o meu parceiro de trabalho, com o resto até 2010. Desde 1980 até 1995 houve um grande avanço e evolução de software, principalmente a nível de Sistemas Operativos, onde começaram a ser usados os sistemas operativos GUI (Graphical User Interface), em vez dos primeiros, denominados de CUI (Command-line User Interface). Os CUI funcionavam basicamente a nível de comandos enquanto os GUI, como hoje em dia, usavam o mouse, teclado e teclas de atalhos.

O Friso


No início tive algumas dificuldades. As ideias não surgiam e como começar o friso era realmente um problema. Pensamos em criar um friso um pouco fora no normal, então passados alguns momentos desistimos dessa ideia, pois era muito complicada e não tão atractiva como era suposto. A seguir veio a ideia de criar algo mais vulgar, mas com os produtores e empresas afastados de seus produtos, o que tornaria algo complicado para o público-alvo ligar produtos a produtores.


No fim, surgiu, realizar um friso em forma clássica. Deixando as outras ideias todas para trás, e nos concentrando apenas na nova. Este friso consistia em colocar a data por baixo dos softwares. Os mesmos estavam separados por Sistemas Operativos, Softwares de Aplicação e Internet.  

A Pesquisa

Uma das partes mais trabalhosas, foi a pesquisa e procura de dados, datas e softwares. Na primeira aula, praticamente não encontramos nada, excepto na wikipédia. Nas aulas a seguir através de informação da wikipédia conseguimos vários sites que nos ajudaram na nossa pesquisa. Sistemas operativos e Sistemas de aplicação foram o que encontramos mais. Mas não era só o que queríamos. A Internet, os chats, navegadores web e jogos, foi algo que revolucionou o mundo dos computadores. 

Cores, Formas e Fontes

O nosso friso contém tons de vermelhos escuros, que é a cor que denomina a escola. Escolhemos essa cor pela mesma razão e colocámos um gradiente, que faz lembrar Photoshop e por consequente software. Foi uma das dificuldades que encontrámos, pois também ponderávamos usar azuis. Só mesmo antes de começármos o friso propriamente dito decidimos usar os vermelhos.


Para colocar datas, nomes e imagens de softwares utilizei a ferramenta rectângulo arredondado com determinadas cores para cada elemento.  Para Sistemas Operativos utilizei o vermelho com letras brancas, os Sistemas de aplicação foram de cor branca com as fontes acinzentadas, e por fim, a parte da Internet utilizei um azul com letras igualmente brancas.


Para não estar a fazer uma caixinha de cada vez, decidi, criar alguns styles e então usei a clonagem para ficar mais fácil a utilização dos mesmos. Nas imagens, utilizei alguns ajustes feitos por mim, onde coloquei alguma luz e sombra. O objectivo era para as imagens não ficarem tal e qual como as originais.

Utilizei várias fontes. Seis fontes diferentes, algumas dessas fontes são as oficiais do produto. Pensei nisto várias vezes e achei que foi a melhor escolha, pois o público-alvo pode facilmente distinguir os vários softwares apenas através das fontes. Eis um exemplo de uma dessas fontes.


Os gradientes e estilos do trabalho foram feitos por mim e pelo João, o fundo foi ele que o fez, e os estilos das letras e caixas fui eu para o meu trabalho, os estilos e gradientes são semelhantes, porém têm algumas coisas diferentes. Decidimos assim para os dois frisos se unirem mais facilmente. Assim fica com uma cronologia mais adequada à escola e para não desequilibrar o espaço. 
Para realizar os gradientes e os colocar em todos os itens, realizei um estilo diferentes para os mesmos. No estilo criei um gradiente com duas cores semelhantes e uma pequena sombra. 

Conclusão

Por fim, acabamos o nosso trabalho. Começámos com dificuldades no friso, no facto de desconhecermos algumas das funcionalidades do Photoshop que desenvolvemos com a ajuda da professora. As técnicas utilizadas também no início foram escassas. Porém no fim consegui colocar cinco técnicas diferentes que aprendi durante as aulas. Penso que o trabalho foi realizado com sucesso, contudo muito trabalhoso. 

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