O objectivo para o início da unidade de som era realizar uma assinatura sonora. Começámos por pensar numa ideia que tivesse a nossa cara. Então eu pensei que poderia fazer um efeito sonoro como se fosse um trailer de cinema. E assim foi. Comecei por escolher a música de fundo, pesquisei várias delas mas no fim fiquei com esta.
Coloquei alguns efeitos como fade in, fade out e repetição. Cortei algumas partes e as vozes, pois depois de um feedback da professora achei melhor. Para não sair muito do conceito "PM" que utilizei na assinatura da imagem, coloquei o som de um relógio para dar início à assinatura.
Após isso, gravei a minha voz no próprio audacity, porém ela não ficou grande coisa. A minha voz não fica bem gravada então tive de utilizar um efeito para a modificar. Já que estava a fazer o som de um trailer de um filme de suspense e no qual utilizei a música dos Tranformers 3, pensei em colocar a minha voz "robótica". Pesquisei na Internet como fazer isso, então encontrei um tutorial muito interessante que me ajudou bastante a realizar o que eu pretendia. Usei o Eco para tornar a minha voz "robótica".
Tive algumas dificuldades, mas consegui ultrapassá-las, por isso fiquei satisfeito com a minha assinatura e com o meu desempenho. Além disso tive algum trabalho a cortar as partes da música principal, pois queria que ela ficasse “corrida”. No fim, para terminar, depois do meu nome coloquei uma máquina a desligar-se.
Após realizar a assinatura começámos a trabalhar no projecto final. Como eu tratei de software na unidade da imagem, dei continuidade no som. O objectivo era fazer uma entrevista e dar a conhecer às pessoas a evolução da informática. Por isso fiz um pequeno questionário a duas pessoas de tempos diferentes. Assim podia ter opiniões diferentes e níveis de reconhecimento de antigos métodos de trabalho.
O meu trabalho de som consistiu em realizar um comentário, onde o tema principal seria a informática, mais propriamente o software como referi acima. Então como era uma entrevista e comentário de televisão comecei por colocar o som de um zapping. Coloquei um efeito muito engraçado, que quando ouvido com auscultadores cria uma espécie de esquerda - direita. Isto é, enquanto o zapping decorre o canal 1 ouve-se na parte esquerda, o canal 2 ouve-se na parte direita e assim sucessivamente.
A seguir, como tinha de dar um início ao programa, procurei no youtube e encontrei uma introdução bem engraçada. Então escolhi a parte desejada do som e coloquei-a no trabalho com um fade in. Após isso usei a repetição numa parte do meio dessa mesma introdução para ganhar algum tempo para fazer a minha própria introdução falada. Para realizar essa mesma fala utilizei o textaloud, que me permitiu usar uma voz standard. Usei o efeito de eco, para dar uma sensação de introdução.
A seguir coloquei as entrevistas, como eram um pouco extensas decidi colocar uma entrevista inteira e com a outra um comentário onde abordava os temas essenciais. Para não ficar apenas uma entrevista “seca”. Pensei em colocar uma música de fundo. Ouvi várias delas, mas não sabia qual delas colocar. Então depois de falar com a professora decidi aplicar uma música feita com uma guitarra acústica. Também tive de a prolongar pois era um pouco curta para todo aquele “texto”. Por isso usei de novo a repetição. Acabei por colocar a música num tom baixo, pois o mais importante era a entrevista e não a música.
Para colocar as vozes também não foi uma tarefa fácil. Comecei por utilizar um programa que nos permite gravar a nossa voz e modificá-la para masculino, feminino ou até "robótica" por exemplo. No entanto essa tentativa não teve sucesso. As vozes ficaram horríveis, sinceramente a minha voz não dá para este tipo de coisas. Então tive de recorrer ao plano B. Usei o textaloud e utilizei as vozes standard, no entanto tive de fazer algumas modificações no texto pois as vozes não tinham a prenuncia correcta. Até tentei dentro do audacity usar o aumento de graves para ver se conseguia colocar uma voz feminina em masculina, pois eu precisava, novamente sem sucesso. Tive de usar uma voz feminina.
Para acabar o trabalho, usei novamente o zapping e então a televisão a desligar-se. No fim coloquei a minha assinatura.
Resumindo, penso que o meu trabalho ficou bom. Penso que podia ter ficado melhor nuns sítios como por exemplo nas vozes. Entretanto acho que consegui criar o que tinha em mente. A minha maior dificuldade foi sem dúvida trabalhar as vozes, pois fiz várias tentativas e utilizei-as em vários modos, no entanto poucas resultaram devidamente.
Acho que ultrapassei positivamente esta unidade, por isso fiquei satisfeito pelo esforço e dedicação que empenhei neste trabalho. Assim ficou o meu trabalho.
0 comentários:
Postar um comentário